Minha viagem aos EUA - Invasões Bárbaras


by Rafael Rosa

Salve,

Apesar de todas as coisas ruins, há pontos positivos. O trânsito dos lugares, apesar de meio carregado, é bem mais civilizado do que aqui no Brasil, o pessoal parece que respeita mais é achei tranquilo dirigir por lá, e tem muitas faixas de pedestre. Em San Francisco, fiquei impressionado com a quantidade de bicicletas circulando pelas ruas, bikes em todos os lugares, em especial na recepção das empresas de tecnologia, que em geral tem um lugar especial para os funcionários guardarem as suas. Lembrei muito do Shadowmaru e adoraria que as empresas daqui seguissem o exemplo.

Outro ponto positivo foi a comida, comi muito bem e com preços bastante justos em vários lugares, mas tenho 3 indicações especiais. A primeira é a Cheesecake Factory, onde o prato principal é, obviamente, cheesecakes, e eles tem dúzias de variações. Acabei comendo dois, um com cobertura de cereja e outro com Oreo, e ambos estavam bons, apesar da cobertura de cereja deixar a desejar. Numa dessas ocasiões comi também uma Shepard’s Pie, que estava extremamente gostosa e ainda era gigante. Recomendo mesmo, bem gostoso e ainda por cima tem um preço bem ok, sem falar que a de San Francisco fica num terraço que tem uma vista bonita, vale a visita.

A segunda dica é a Boudin Bakery, uma rede de padarias de San Francisco que tem o melhor bagel que comi e provavelmente é um dos melhores pães que já comi na vida. Recomendo pedir um bagel com passas tostado e creamcheese a parte, é uma combinação divina, e eles tem um bolinho/cookie que chamam de macarons de amêndoas, que são diferentes da versão francesa, mas são muito gostosos, queria comer vários. Para fechar com chave de ouro, fazem café-com-leite como ninguém, eu tomava café lá todos os dias, ir à Starbucks com uma Boudin por perto é um sacrilégio.

Off the Strip

A última dica eu devo ao Fernando Zangrande, que calhou de estar em Vegas para a Interop e foi meu cicerone na cidade, me apresentando os lugares, me dando carona e ainda me passando todas as dicas de onde comprar o que, gastei uma boa grana a mais por culpa dele :) Até onde consta, o Zangrande é um apreciador de restaurantes, e sempre que viaja faz uma listinha de lugares bacanas para visitar, baseada especialmente no TripAdvisor. Nessa lista apareceu o “Off the Strip - Just Real Food”, que foi uma experiência, no mínimo, inusitada.

O lugar fica meio longe da Strip, tipo umas 8 milhas, tem que ir de carro, mas vale a pena. É um restaurante que fica dentro de um dos shopping centers deles, que não são como os nossos, e quem vê de fora não dá um centavo, é bem pequeno, tem no máximo 10 mesas e um balcão, mas as apararências enganam, e muito. O atendimento é muito bom, os donos/chefs/sei lá ficam no salão o tempo todo, recebem e conversam com os clientes, explicam o cardápio e recomendam coisas para comer.

No nosso caso, se não me engano, comemos Rolled New York, Sweet Chili & Bacon Prawns e Lamb Chops, servidos com um couvert de pães deliciosos, uma salada Ceasar bem ok e cervejas artesanais americanas, nada de Bud Light ou Coors. Todos os pratos pareciam saídos dos reallity shows de cozinha que se vê na TV, um Top Chef da vida, e eram absurdamente deliciosos. Não costumo me arriscar a comer coisas bizarras, mas digo que tudo o que comemos por lá foi incrível, não consigo explicar de tão bom que era, e fico com água na boca. No fim, não resisti e pedi um cheesecake tradicional, e digo que quase morri de tão bom que era. Foi de longe a melhor refeição que tive nos últimos tempos, valeu cada centavo, e digo que foi bem barato, acho que ficou uns US$ 70, nada demais dado o nível do restaurante e a quantidade de comida. Se você for à Vegas e não visitar o Off the Strip, tenha certeza que sua viagem foi perdida.

Encerrando

Esses foram os pontos altos e baixos da viagem, Los Angeles, infelizmente, foi decepcionante do começo ao fim, ainda bem que fiquei pouquíssimo tempo por lá. Depois dessa viagem tenho certeza que voltarei mais vezes para San Francisco e talvez para Vegas só para comer no Off the Strip, e ainda quero conhecer mais cidades como Seattle, New York, Washington e Chicago, meus preconceitos foram bastante reduzidos e isso é bom.

Hiato de 18 meses

Originalmente estava previsto acabar essa série falando sobre a Pivotal Labs, mas eu nunca cheguei a escrever esse post e já se passou muito tempo, tanto que ela acabou sendo comprada pela EMC e sabe-se lá o que vai acontecer.