Lançado o Grok Podcast!


by Rafael Rosa

Salve,

Hoje é um dia muito importante, pelo menos para mim :) Hoje foi o lançamento de um novo projeto pessoal que estou tocando em conjunto com o Carlos Brando, do site Nome do Jogo e responsável por trazer o Ruby Inside para o Brasil: o Grok Podcast!

Grok

Grok é um termo inventado por Robert Heinlein, famoso escritor de ficção norte americano, que em 1961 publicou o livro “Um estranho numa terra estranha”, onde conta a história de um “marciano” que vem a terra e tenta entender nosso mundo. Lá pelas tantas ele conta que na cultura marciana há “grokar”, que significa “entender algo tão completa e profundamente que o observador e o objeto observado se tornam um só”. Pode parecer uma idéia estranha, meio Zen, mas faz muito sentido no contexto do livro e, acredito eu, é algo interesante para a vida real.

image

Entender as coisas profundamente é difícil, trabalhoso, leva tempo e, portanto, raro, mas compensa. Nosso objetivo não é grokar tudo sobre qualquer assunto, mas tentar grokar algumas coisas que gostamos como tecnologia, empreendedorismo, agilidade, e etc, e vamos compartilhar com vocês nossa jornada.

O Brando já tem bastante experiência com podcasts, ele e o Akita faziam o Rails Podcast Brasil, que deixou muita saudade, mas hoje, felizmente, temos vários sites com notícias sobre Ruby e a comunidade já é bem grandinha, e seu papel é menos crítico do que em 2008. Porém, eu sou novato em podcasts, então peço um desconto até que eu groke esse negócio :)

Sobre o podcast

Nos primeiros episódios iremos falar sobre o Paypal, empresa do eBay que é sinônimo de serviços de pagamento pela web. Nos basearemos no livro “Founders at Work - Stories of Startups Early Days” da Jessica Livingston que entrevistou Max Levchin, fundador do site, e contou como tudo começou e o que mudou na transição de startup desconhecida a monstro bilionário, muito bacana.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer ao Vinícius Machado da X4-Internet Development Solutions e ao povo da Anathumana pela trilha sonora que fizeram para o podcast, ficou muito legal, e também ao Rafael B. Tauil que fez o logotipo, que ficou muito da hora :) Também fica um muito obrigado à Webbynode, que patrocinou nossos primeiros episódios, ajudou muito a fazer nosso podcast ficar legal logo no começo.

Nosso Twitter já está no ar, basta seguir @grokpodcast, e se gostar de RSS, basta clicar aqui para acessar nosso feed. Se tiverem sugestões de temas, melhorias ou qualquer coisa do tipo, por favor, deixem comentários ou entrem em contato pelo formulário do site.

Se você ou sua empresa quiser patrocinar o podcast, entre em contato.