TDC 2010 - Cloud, Ruby e muito mais


by Rafael Rosa

Salve,

Nos últimos dias participei do The Developer’s Conference 2010 (hashtag #TDC2010), organizado pela GlobalCode. O evento teve nada menos que 13 trilhas, cada uma representando uma comunidade diferente (Arduino, Java, Web, Ruby, Python, Testes, Spring, noSQL, Agile, .NET, SOA & Cloud, JavaEE e Mobile), unidas com o objetivo de aprender mais e melhorar nossa área de atuação. Fui convidado para fazer duas apresentações, uma na trilha SOA & Cloud, organizada pelo Felipe Oliveira da SOA Expert, e outra na trilha de Ruby, organizada pelo Felipe Rodrigues da Fratech.

Trilha SOA & Cloud

Na primeira, na sexta-feira, fiz a apresentação “Cloud Computing: Cenário” abordei os conceitos básicos de cloud computing e me aprofundei um pouco mais em IaaS (Infraestructure as a Service), que é o que fazemos com nosso produto de Cloud Computing da Locaweb, em especial suas diferenças em relação ao uso de infraestrutura não-cloud, que ainda é a regra. Também abordei como a cloud se relaciona com SOA, em especial como podemos explorar a transformação da infraestrutura em um serviço programavel. Infelizmente tive alguns problemas técnicos e errei o ritmo, então a apresentação não foi tão boa quanto gostaria, vou retrabalhá-la para evitar esses problemas. Ela apresentação pode ser vista abaixo.

TDC 2010 - Cloud Computing: Cenário on Prezi

Trilha Ruby

No sábado foi a vez da trilha de Ruby que, felizmente, tinha muitos iniciantes :) Nela apresentei “Dicas para começar com Ruby”, onde apresentei os porques, os conceitos e referências da comunidade Ruby de maneira geral, e indiquei livros e sites para quem está começando com Ruby e quer uma ajuda com o caminho das pedras. Obviamente, dada a complexidade do assunto, o que mostrei não é uma receita para se aprender Ruby e sim indicações de onde buscar essas informações para quem ainda não conhece o ecosistema e a história da comunidade.

Como esse é um assunto que sempre me perguntam e a quantidade de referências é grande e muda muito , decidi criar uma nova página só para isso, que vai ficar fixa no site, e você pode acessá-la clicando aqui. Abaixo segue a apresentação que fiz, mas assim com a de cloud, não faz muito sentido sem o que eu falei :)

TDC 2010 - Dicas para começar com Ruby on Prezi

Outras Trilhas

De maneira geral o evento foi muito bacana, com várias palestras interessantes, um grande público e uma excelente organização. Infelizmente, com 4 ou 5 trilhas simultâneas, é impossível acompanhar tudo o que aconteceu, mas um ponto legal foi que algumas palestras foram realizadas no auditório da Anhembi Morumbi, e elas foram transmitidas ao vivo e, creio eu, gravadas. Dentre elas há uma palestra do José Valim, da Plataforma e membro do Core Team do Rails, falando sobre as mudanças do Rails 3 em relação ao Rails 2, que foi bastante legal. Se o vídeo for liberado colocarei o link aqui.

Além do Valim outras pessoas da comunidade Ruby, em especial do Guru-SP, fizeram apresentações, como o Vinícius Quaiato, o Leo Bessa, o Ricardo Almeida, o Felipe Rodrigues e o Thiago Scalone, você pode ver tudo o que rolou na página do evento. Espero que algumas pessoas que participaram da trilha de Ruby entrem na comunidade e apareçam nos encontros do Guru-SP, o convite está feito.

Muito obrigado à GlobalCode, ao Felipe Oliveira e ao Felipe Rodrigues, fiquei muito feliz com o convite, e espero voltar a participar do TDC no próximo ano, mesmo que não como palestrante, porque ele promete ser ainda melhor.