Apresentação no Dia Emmy


by Rafael Rosa

Salve,

Na última quarta-feira, dia 28 de Julho, fiz uma apresentação no Dia Emmy de Tecnologia em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, um evento organizado pela rede social Emmy, a convite de seu fundador, Súlivan Ruwer. O foco principal da Emmy é divulgar o trabalho de fotógrafos independentes, que podem postar fotos de eventos e divulgar seu trabalho, mas qualquer pessoa pode fazer um perfil e mandar fotos.

Ao todo foram 8 palestras, todas interessantes e variadas, com o objetivo de falar sobre assuntos relacionados à Internet. Fiz uma apresentação sobre a Locaweb, mostrando seus produtos e serviços para diversos públicos, depois falei sobre Cloud Computing e mostrei uma demo rápida da nossa nova plataforma de cloud e depois falei sobre Ruby e Ruby on Rails. Além de conversar com outros participantes e conhecer cases interessantes também encontrei amigos da comunidade Ruby, como o pessoal da Jera Software Ágil.

Fotos de Roberto Ajala veja mais fotos no Emmy.

O Evento

Campo Grande é uma cidade interessante, bem bonita e organizada, diferente do que imaginava. Apesar das várias empresas de TI da cidade, aparentemente não há uma comunidade organizada de desenvolvimento de software por lá. Nesse contexto, o Dia Emmy é um ótimo meio de se juntar parte desse povo e começar a organizar encontros mais frequentes, ajudando a disseminar o conhecimento e debater os rumos da Internet sob o ponto de vista local. Como o Saulo explicou no comentário, existem vários encontros de desenvolvedores, com o Javaneiros, o evento anual e dojos do JUG-MS, workshops do PHP-MS, Dia D do Debian, FLISOL, Freedom Day e eventos do grupo de .NET, o Pantanet. Assim, o Dia Emmy é mais uma opção, com palestras voltadas para o pessoal menos técnico também. Valeu Saulo :)

As duas palestras que mais gostei foram a do Anita Online, com o Tiago Bellin e a Thays Ribeiro, contando como foi começar uma loja on-line de sapatos no Brasil e todas as dificuldades e coisas legais que aprenderam no meio do caminho. O site deles é bem legal, muito bonito e profissional, acho que vale como um bom benchmark e excelente exemplo de loja on-line tupiniquim. A apresentação deles pode ser vista aqui. Só para constar, todos os envolvidos no site trabalham em Campo Grande, incluindo a empresa que cuida do software, e eles vedem para todo Brasil, especialmente o Sudeste.

Outra foi a apresentação da 80 20 Marketeria Digital, com Estevão Rizzo e Kuca Moraes, que apresentaram e fizeram paralelos entre dois cases interessantes de seus clientes, o Firula’s Café e o Portal Educação, explicando a diferença de abordagem para uma empresa cuja a clientela é principalmente local, no caso do Firula’s, e outra onde os clientes estão on-line, analisando o modo de abordagem, como fazem a divulgação nas redes sociais, etc. Gostei bastante dessa apresentação, se ela estiver on-line e eu achar o link eu coloco aqui.

Minha apresentação não foi tão feliz, acho que tinha menos gente de desenvolvimento propriamente dito que o esperava, e a terceira parte da palestra acabou sendo muito técnica. Da próxima vez vou fazer algo mais básico e ter uma palestra na manga. Para quem se interessar a apresentação pode ser vista abaixo:

Dia Emmy - Web de Vanguarda - Hosting, Cloud Computing e Ruby on Rails on Prezi

Jera Software Ágil

Durante um dos coffee-breaks, acabei conhecendo o Saulo Arruda e o Jefferson Moreira da Jera Software Ágil, uma start-up de Campo Grande que acredito ter muito potencial. Eles desenvolvem sistemas em Ruby on Rails e PHP e fazem consultoria, estão aprontando produtos bacanas e tem o conhecimento e a atitude certa para se dar bem. O escritório deles, que você pode ver nas fotos abaixo, é muito legal. O Saulo me convidou para um café lá e não deu para recusar, da próxima vez não recusarei a cerveja :)

Além deles conheci o Porkaria, que é conhecido na comunidade PHP e mais um camarada, cujo nome me esqueci, que é o hacker de hardware deles, todos muito gente boa. Parece que eles estão agitando a criação de um Guru-MS por lá, além de participarem e ajudarem em eventos de software livre e coisas do tipo. No fim do dia eles me levaram para tomar uma cerveja na cidade, foi muito bacana.

Resumindo

Foi uma viagem bastante proveitosa, pude conversar com clientes e camaradas de desenvolvimento ao quais normalmente não tenho acesso, o que foi produtivo. Espero poder voltar a Campo Grande em breve e ajudar a divulgar o pessoal que trabalha por lá, eles fazem um ótimo trabalho e merecem nosso apoio.

Fica um agradecimento especial para o Súlivan, por ter me convidado e ter sido um anfitrião de primeiríssima linha, e meus parabéns para o ótimo trabalho com o Emmy e na organização do Emmy Day, tenho certeza que ele será um evento obrigatório na região no próximo ano.