Salve! Recomeçando o blog com cara nova


by Rafael Rosa

Depois de postegar por muito muito tempo (mais de um ano) eu finalmente parei de enrolar e mudei meu blog para o Posterous, com um novo layout e novos posts. Admito que enrolei muito tempo para fazer isso porque, inicialmente, queria manter meu site em Rails. Mas a questão é, vale a pena investir tempo e esforço para fazer dele uma boa engine de blog? No fim das contas eu acho que não, especialmente quando temos outras boas opções, como o Posterous (obrigado ao Fernando Meyer por me indicá-lo) ou o Tumblr. No fim, desisti de fazer eu mesmo e escolhi usar uma solução hosted, no caso o Posterous.

Eu poderia usar uma engine como o Enki, o Mephisto, o Adva ou o Radiant, mas sinceramente estava com preguiça de estudá-los, instalá-los e configurá-los, então uma solução hosted é mais interessante. Ter uma boa engine de blog, que facilite o processo de postar coisas é muito bom, ajuda horrores quando temos uma idéia de post e queremos publicá-la rapidamente, especialmente quando não precisamos nos preocupar com o funcionamento interno da engine.

Outro problema é que, por ingenuidade, achei que poderia manter um blog em 3 línguas (inglês, português e francês), mas obviamente foi uma péssima idéia. Escrever dá um trabalhão, especialmente porque eu sou meio chato com o que escrevo, e fazer 3 versões de algo, especialmente em francês, língua na qual não sou fluente, dá um trabalho absurdo. Sendo assim, vou passar a blogar na língua que der vontade, sem manter várias versões, a menos que me dê vontade.

Ainda é cedo para dizer se vou voltar a blogar com a frequência que gostaria, mas vou tentar.